sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jogo treze, Kenseiden.


Tentei, mas não consegui terminar este game. Talvez por não ter gostado tanto. Melhor dizer logo de cara, não gostei mesmo. Isso não quer dizer necessariamente que odiei o jogo. Não, não odiei. Até me diverti jogando. Tá, mas então qual o motivo de falar dele? Eu respondo: saudade. Kenseiden, do Master System, foi o primeiro jogo que comprei para o meu console da SEGA. Na verdade, quem comprou foi o meu pai, mas vocês me entenderam, né? Então, continuando, quando ganhei o console, ganhei junto este cartucho citado. Na época, das caixinhas de papel da Tec Toy, que por sinal, é uma das embalagens mais legais que conheço até os dias de hoje.

Sou fã das caixinhas da Sega/Tec Toy.

Kenseiden era um jogo bem feito para época, a direção de arte foi bem caprichada. Mas e o resto?

Vai encarar?


O que levou o jogo a não decolar, na minha opinião, foi um conjunto de fatores:
  1. Jogabilidade: Muito ruim. Respostas lentas ao controle. A movimentação do personagem é sonolenta, o pulo é sofrível (muito embora, no decorrer do jogo, ele “aprenda” a melhorar isso). O personagem corre como uma gazela ferida e com frio. Enfim, em nada me agradou.

    Corre, Dhiabu!


  2. Trilha sonora: Muito ruim também. A música é muito, mas muito enjoativa. Embora a música de abertura e do “mapa” sejam legais, o resto me dá dor de cabeça.

    Sem moleza, pé no chão.

  3. Repetição: O jogo é bem repetitivo. Mesmo com uma coisinha aqui e ali que mude (como a fase em que o jogador conhece o “Mestre”), no mais, é sempre o mesmo jogo de plataforma que consiste em caminhar, pular e atacar.

    Já não estive aqui antes?

  4. Pra onde ir? O jogo é 90% linear, mas quando não, é pouco intuitivo. Intencional ou não, o fato do game deixar o jogador perdido em várias situações, desagrada muito e torna a diversão, digamos, menos presente.

    Acho que tenho que voltar por ali...

Não recomendaria comprar. Há quem recomende, o jogo é cheio de fãs. Mas neste mundo de “Roms válidas por 24h”, o melhor é testar e tirar a própria conclusão. 




5 comentários:

  1. Bom Elias, eu discordo em partes. Acho Kenseiden um jogão e um zerar é um feito para poucos. Mas concordo com vc quanto a repetição das fases.

    Mas ainda afirmo que é um jogo indicado para todo fã de Master System!

    Um abraço e visite meu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Marcel, obrigado pela visita.
    Como sempre digo no blog, este é um espaço de opinião bem pessoal, a minha, por isso eu avalio o jogo de acordo com meu gosto. Mas sim, sei que Kanseinden tem muitos fãs e muita gente discorda de mim... concordo com você, este é um jogo que poucos zeram!

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse vc arrumava um ps3/ps2, o ismo poderá fzr vc perder BOAS perolas dos vgs

    ResponderExcluir
  4. Mais um discordando. ^^ Acho Kenseiden um dos melhores e mais difíceis jogos do Master System, consegui chegar até o último desafio mas não vencê-lo. O maldito fica voando e arremessando umas rochas em cima de você!
    Quando criança eu tinha medo de alguns monstros, principalmente umas cobras com cabeças de mulher.

    ResponderExcluir
  5. Meu jogo favorito de Master System, jogo até hoje em emulador.

    ResponderExcluir