quarta-feira, 20 de julho de 2011

Jogo doze, Mortal Kombat 9.


Todos sabem que este é um blog formado por minha única e exclusiva opinião pessoal, o que me deixa bem tranquilo para dizer que depois do Mortal Kombat 1, 2 e 3 o que veio depois apenas sujou o nome da série e me fez esquece-la por longo anos. Até que um dia, alguém resolveu divulgar que sairia mais um novo capítulo e que este seria o resgate da série. Bull Shit!, pensei. Mas, mesmo assim acompanhei a evolução da produção. Queimei a língua. Ainda bem. 

De volta ao Klássico.

Bom, assim como o primeiro Fatality de Scorpion, vamos por partes (ou pedaços):

1. Mortal Kombat 9 é sim o retorno digno ao verdadeiro MK. A última tentativa, o MK vs DC, quase enterrou de vez a série. Um jogo “bobo” que colocava os personagens dos quadrinhos da DC contra os do universo do MK. Ninguém estava mais disposto a investir numa série que apenas acumulava fracassos e vivia do nome construído outrora. Nas mão da Warner e com liberdade para os produtores, eis que surge o último game da série para o delírio dos fãs.

"Vem cá!"

2. O modo história do MK9 conseguiu reinventar o jogo de luta. Sim, até então os modos "solitários" dos jogos de luta não passavam de bobagens sem contexto que quase não justificava o final. Bastava lutar sem saber o motivo até a última luta. Agora não, agora temos história sim senhor! e das boas. Duvido que algum jogo de luta ignore isso a partir de MK9. O modo história não só liga os acontecimentos do MK 1, 2 e 3 com o MK9 (Vê-se ai que os produtores, assim como os fãs ignoram o que há entre o MK3 e o MK9) como apresenta uma justificativa sem precedentes para que o jogador use (quase) todos os personagens do game. O modo história tem bom enredo, belos gráficos e muitas, mas muitas horas de diversão.

Era uma vez...

3. Aqui é porrada, meu filho. Sim, acabou-se o mimimi (como em MK vs DC, onde não havia sangue nem Fatalities pesados, uma vez que a DC não permite que seus heróis sejam decapitados ou dilacerados, ou seja, o Fatality que o Coringa explode a cabeça do Batman fica só na imaginação do jogador). Além de sangue, cenas fortes de combate, machucados que se acompanha em tempo real, temos agora o “especial” X-Ray. Com este "especial", um personagem arrebenta o outro com direito a visão de raio-X para o prazer de ver ossos se quebrando e órgãos internos sendo machucados. Além, é claro, da volta dos Fatalities brutais em várias versões, como o Stage Fatalities e os "fofos" Babalities.

Aqui o Fatality
Aqui o X-ray.

4. Conteúdo. Sim, aqui tem de sobra. Além de vários personagens destraváveis. Temos diversas "roupas", Fatalities etc. que são "comprados" por Koins que se ganha durante as lutas. Assim, é só ir até o "cemitério" e torturar alguns pobres coitados para que uma surpresa seja adicionada ao game. Quer mais? Pois bem, além do já citado Modo História, temos a torre de desafios, são 300 desafios até o prêmio final. Mais? Existe vários modos de luta, tanto solo como multiplayer, variações de desafios e mini-games. Tem também diferentes modos para jogar online. Tem DLCs (com preços ótimos) sendo lançados com personagens novos. Além disso, skins com roupas clássicas (Klassic) são baixadas grátis via DLC. Olha, cansei, ainda tem muito, como os vários idiomas, inclusive português para ninguém ficar por fora dos diálogos. Vá você mesmo jogar, descobrir mais e se divertir.

[Atualizado] Os personagens extras via DLC são, em ordem de chegada: Sacarlet, Kenshin, Rain e Freddy Grugger. Sim, o "Sr. Hora do Pesadelo" agora faz parte do universo MK. Muito legal, não? Boatos ainda sugerem Jason, o "Sr. Sexta-Feira 13" até o final do ano.

Roupa velha, hein?!
Perfeito. Nascido para fazer parte da série.

5. Mortal Kombat: Legacy. Uma “websérie” que acrescenta muito ao universo dos jogadores de MK9. Sei que não tem uma ligação forte com o game, mas é um série que surgiu pegando carona com o lançamento do jogo e que deixa a história do MK9 ainda mais viva.

Live action.

6. Tudo que um grande game precisa: Gráficos de ponta, jogabilidade simples e objetiva, boa trilha, efeitos sonoros (que estão entre os melhores para mim), muito conteúdo (leia-se: vários personagens, vários estágios, vários modos, vários extras etc) e, claro, tudo isso voltado para diversão. Faça um teste, pegue o MK9, chame um amigo e comecem a lutar. Pronto, não tem hora para terminar.

Quem apela mais?

7. Respeito a série e resgate das origens de MK. Sim, em todo detalhe do game vemos que a série foi respeitada. O Modo História liga os Mks de forma fantástica. Os cenários são recriações dos melhores da série. Roupas Clássicas estão de volta, entre elas, roupas do MK1, 2 e 3. Mais roupas, desta vez alternativas feitas para esta versão. A opção de jogar alguns estágios com a trilha original. O carinha do “tosted!” está de volta. Alguns Fatalities clássicos são possíveis se o personagem usar a “roupa” clássica. Stage Fatalities clássicos também voltaram. Mais? Tem. Os modos secretos de enfrentar personagens “ocultos” está de volta. E um bocado mais, como já disse, jogue e descubra.


Eu poderia facilmente aumentar a lista com várias outras coisas boas, mas eu acredito que já passei os melhores argumentos para vocês. Digo, sem medo de errar, que este é o MELHOR jogo de luta de todos os tempos. Sim, sei que neste exato momento estou sendo "xingado". Sou saudosista, nostálgico e retrogamer. Sei que analiso o jogo pelo cenário da época em que ele foi lançado, levando em conta limitações e soluções criativas. Não dá pra dizer que clássicos como o Street Fighter II e o próprio Mortal Kombat 1 não sejam tão bons quanto o MK9. São sim, mas na minha opinião (claro), coloco o MK9 empatado com estes dois como o melhor jogo de luta.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário