segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jogo catorze, Keystone Kapers.


Keystone Kapers é, definitivamente, um dos melhores jogos para o Atari 2600. Foi um dos jogos que mais consumiu meu tempo, da infância, até os dias de hoje. Sim, para escrever aqui, como sempre faço, dou uma jogadinha (que as vezes dura semanas) para, digamos, respirar o jogo antes de pôr os dedinhos no teclado. 


A Activison, antes da Sega, ja tinha padrão"de embalagem.

Curiosidade. Li em algum lugar, não lembro se na internet ou em um dos meus livros e revistas sobre games, que o Keystone Kapers foi o primeiro game baseado em um filme. Não sei exatamente até onde vai essa informação, mas em uma lida rápida na Wikipedia e obtive a seguinte informação: "(…) Jogo baseado na série de filmes do cinema mudo Keystone Cops de Mack Sennett". 

"Malditos aviões de shopping centers"

O Game cumpre, e muito bem, o papel de divertir. É algo que vemos hoje em dia no game Angry Birds, ou seja, sem firula e direto ao ponto. O que não era difícil de ver em outros jogos da época, devido as limitações, mas que, em hipótese nenhuma, devemos tirar o mérito de Keystone Kapers em ser simples e divertido. 

"Pare em nome da lei!"


Os gráficos são ótimos (claro que avalio aqui a época em que ele foi lançado) e os sons idem. Mesmo não tendo uma trilha, os efeitos sonoros conseguem preencher bem este "vazio" com uma sonorização caprichada. Por exemplo, o som dos passos do policial enquanto corre para prender o bandido. A Jogabilidade é super simples, correr contra o tempo para prender o ladrão antes que ele saia do "shopping". Desviando dos obstáculos e, quando possível, pegando atalho pelo elevador. 


"Segura o elevador pra mim, por favor".


Me lembro que chamávamos o jogo de "polícia e ladrão". Depois descobri que em quase todo o Brasil o game recebeu o mesmo apelido. Muito bom. Recomendo, podem jogar sem medo de se divertir.



5 comentários:

  1. Na verdade a gente aqui em casa, a turminha da minha infância, chamava de PEGA LADRÃO! hehe
    Cara esse qualquer um (com certeza!) tem que jogar antes de morrer mesmo. Se você não quizer emular (e ser certinho hehe) joga por aqui: http://jogosdeatari.com.br/

    Bela lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... joguei muito na minha infância. Eu também chamava o jogo de polícia e ladrão!

    ResponderExcluir
  3. Como se joga este no Dingoo??? Acho que o meu não veio com emulador de atari... :/

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk, o bom e velho "Pega ladrão"

    Valber Jones

    ResponderExcluir