terça-feira, 14 de junho de 2011

Jogo dois, Frostbite.



Na rua, depois do jantar, a meninada se reunia na calçada lá de casa, esperando o momento em que eu saia e dizia: “Pessoal, vamos jogar gelinho?”. O que se via depois era uma corrida para ver quem seria o primeiro a jogar o “Jogo do gelinho”. Na vizinhança, o game virou uma febre na época, uma disputa entre os amigos para ver quem conseguia mais pontos.

O game que vou relembrar hoje, é do tempo em que o joystick era realmente “stick”, não tinha o “direcional em cruz” e bastava apenas um botão para a diversão. Sim, mas precisamente o tempo do Atari 2600. O “Jogo do gelinho” é na verdade FROSTBITE da Activision, lançado em meados de 1983. O responsável pelo Jogo foi Steve Cartwright, que chegou a ser Diretor de Criação do Nintendo 64 e também participou da criação de jogos para o Mega Drive, Playstation e PC. No Brasil, o jogo chegou também pela Polivox e CCE.

Não entendi este pulo "balé" do personagem...

A mecânica do jogo era simples e genial. No estilo arcade, o esquimó, controlado pelo jogador, deveria pular em blocos flutuantes de gelo, para conseguir material para formar o seu Iglu e proteger-se do frio. A medida em que o jogador pulava de um bloco para outro, via-se o progresso no canto superior direito, ou seja, via-se em tempo real o iglu sendo construído. Já no canto superior esquerdo, via-se a temperatura diminuir, o que nada mais era do que o tempo que o jogador tinha para construir o iglu.

Porém, o desafio não era apenas esses, com o avanço das fases, surgiam obstáculos a serem vencidos. Algumas fases possuem ursos que esperam o esquimó voltar do gelo para tentar devorá-lo. Há também pássaros que tentam derrubar o esquimó na gélida água, como também crustáceos famintos puxando o pé do pobre personagem. Além disso, existem blocos de gelo que se quebram, outros que se movem em maior velocidade etc. Quanto mais longe o jogador chegar, mais problemas o esquimó vai enfrentar.

Os peixes podiam ser "pescados".

Para a época, o jogo tinha um padrão de cores de muito bom gosto, misturando elementos em cores de tons e sobretons. Muito refinado em comparação a outros jogos que misturavam tudo que era cor na tela, afinal estávamos na era dos jogos muito coloridos. O som era agradável e singular, inconfundível. A jogabilidade fluía excelente, bastando apenas usar o direcional para mover o personagem, o botão não era utilizado.
FROSTBITE foi, ou é, já que o Atari não morreu, um ótimo jogo. O game fez um relativo sucesso, porém nunca foi o mais “queridinho” da imprensa, permanecendo até hoje, pouco conhecido da boa parte dos players. Uma pena, pois o game é de fato muito divertido. Ainda hoje, me pego jogando o “jogo do gelinho”, mas como gosto de dizer, o melhor para conhecer o game é testando você mesmo. Então, se tiver a oportunidade de jogá-lo, vá em frente, mas cuidado, é viciante.




2 comentários:

  1. realmente deve ser um bom game pelos amigos que me falam. jogarei um dia

    ResponderExcluir
  2. É sim, tive um atari, meu primeiro vídeo game...
    E mesmo com a tecnologia dos atuais jogos, o "gelinho" continua sendo meu favorito, ótima infância, quem teve sabe.

    ResponderExcluir